sábado, 23 de abril de 2011

Universo interior

Imagem: varbak.com

"[...] No segundo andar deste prédio, a escada conduz à entrada de um apartamento que é, sem dúvida, ainda mais limpo e mais asseado que os demais, pois esse pequeno vestíbulo resplandece de um cuidado sobre-humano e ergue-se como se fora um brilhante templo da ordem. Sobre o assoalho encerado, onde se teme pisar de tão brilhante, estão colocados dois elegantes tamboretes e sobre cada um deles um vaso de plantas; num cresce uma azálea e no outro um pinheirinho, uma árvore anã, magnífica, sadia e vigorosa, da maior perfeição, cujas últimas agulhas no extremo dos ramos brilham de frescor e limpeza. Às vezes, quando não estou sendo observado, uso esse lugar como um templo. Sento-me num degrau da escada acima do pinheirinho e, descansando um pouco, as mãos juntas, contemplo esse pequeno jardim da ordem e deixo que sua aparência enternecedora e sua solidão um tanto ridícula me comovam até às profundezas da alma. Fico imaginando que além daquele vestíbulo, sob a sagrada sombra, por assim dizer, do pinheirinho, existe um lar cheio de móveis de mogno lustrosos e uma vida saudável e plena...".

[Hermann Hesse in O lobo da estepe]

12 comentários:

  1. Que lindo, Pe!
    Todos temos nosso santuário interior, não é mesmo?
    Bjs enormes amada!angsi

    ResponderExcluir
  2. Ah,que lindo de se fechar a noite com esse Post! :)
    Adorei.
    Boa Noite,Querida.
    Um Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Pê,
    Mesmo o mais solitário dos homens, como esse personagem do Hesse que a essa altura já tinha vivido mais da metade da vida, carrega dentro de si um lampejo de beleza capaz de aflorar diante da contemplação do simples.
    Abç, boa noite!

    ResponderExcluir
  4. Peônia,
    Somente na solidão e recolhimento em um santuário, seja ele qual for, podemos ter comoção da alma. E claro que se almeja algo superior, digno de um espírito quebrantado.
    Beijokas doces pra você e um domingo de páscoa maravilhoso.

    ResponderExcluir
  5. Todos nós somos um Templo de Deus Altíssimo. Devemos mantê-lo limpo e brilhante e sempre com as portas abertas para que os outros também encontrem o Senhor nosso Deus.

    Boa Páscoa. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  6. Lindo esse texto, parabéns pela postagem e uma linda páscoa pra você.Beijos

    ResponderExcluir
  7. Passando para desejar Boa Páscoa !!!

    Aproveito para dizer que voltei e, vou postar todos os dias !!!
    Me acompanhe !! Adóro sua visita !!

    Ahhh ... tenho um novo blog também >> http://artesdejulia.blogspot.com/

    Beijos e Bom Domingo !!!

    Julia

    ResponderExcluir
  8. Tenho minha praia, meu jardim, meu lugar de sonhos... Adorei o post e a sensibilidade. Muito bom!

    ResponderExcluir
  9. Olááá
    Obrigada !
    Saiba que seu blog é lindooo !!!
    Belas palavras ..

    Boa semana !

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Para além de tudo sempre continuará a existir o nosso sonho!

    ResponderExcluir
  11. Oi Peônia, conheci teu cantinho através da poetisa Carla Fernanda e fiquei encantado. Parabéns mesmo. Sou canceriano, ascendente em escorpião e lua em peixes. Abraços ;-) e Parabéns novamente.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite.

    Lindo!!
    Diante de plantas, eu me sinto extasiada... Em estado de graça.

    Um grande abraço.
    Maria Auxiliadora (Amapola)

    Estou lhe seguindo.

    ResponderExcluir