quinta-feira, 7 de julho de 2011

Embriaguês poética


                          Imagem: olhares.com/ddiart

"É preciso estar sempre embriagado. 

Eis aí tudo: é a única questão. 

Para não sentirdes o horrível fardo do Tempo que rompe os vossos ombros e vos inclina para o chão, é preciso embriagar-vos sem trégua.

Mas de quê?

De vinho, de poesia ou de virtude, à vossa maneira. Mas embriagai-vos.

E se, alguma vez, nos degraus de um palácio, sobre a grama verde de um precipício, na solidão morna do vosso quarto, vós acordardes, a embriaguez já diminuída ou desaparecida, perguntai ao vento, à onda, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo que foge, a tudo que geme, a tudo que anda, a tudo que canta, a tudo que fala, perguntai que horas são; e o vento, a onda, a estrela, o pássaro, o relógio, responder-vos-ão: 

'É hora de embriagar-vos! Para não serdes os escravos martirizados do Tempo, embriagai-vos: embriagai-vos sem cessar! De vinho, de poesia ou de virtude, à vossa maneira'." 


Charles Baudelaire

20 comentários:

  1. Sempre lindo seus posts Peônia.
    Beijokas doces e paz sempre em tua vida.

    ResponderExcluir
  2. Esta inserção está fabulosa. Vou-me já embebedar, mas no YouTube!

    ResponderExcluir
  3. Peonia..postei este poema outro dia..mas vc postou-o magnificament! parabéns!!
    Bj

    Ma

    ResponderExcluir
  4. Que delicadeza de palavras,Pê!
    Ainda não encontrei nenhum Post mais ou menos seu,e não encontrarei ;)
    Um beeijo.

    ResponderExcluir
  5. Peônia
    Esse texto do Baudelaire não existe. Acho que é uma linda homenagem ao vinho e à vida. Belo post! Bjkas, minha linda, com muito carinho!

    ResponderExcluir
  6. Uma embriagues saudável no amor à poesia. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  7. Que incrível!
    Tão lindo!

    Me embriagarei de vida!

    beeijo, minha querida!

    ResponderExcluir
  8. Belo post, Peônia.
    Devemos mesmo viver embriagados de virtude e poesia. Viver na plenitude.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. beberse la vida, exprimirla, hedonismo a chorro, poesía siempre. estoy con charles. genial fotografía.

    ResponderExcluir
  10. Com enorme carinho
    agradeço de coração por compartilhar
    momentos tão agradaveis e tão importantes para mim.
    Certamente vera essa mensagem em outros blogs
    mais isso é tudo que posso fazer hoje.
    E jamais vou deixar de agradecer a bondade
    de estar sempre no meu blog acariciando meu corção.
    Agradeço e reconheço que Deus nunca nos deixa sozinho.
    Um beijo no coração,Evanir.

    ResponderExcluir
  11. Minha nossa, Pê!
    Eu sou apaixonada por Baudelaire!!!
    Excelente escolha, minha querida!
    E que possamos sempre estar ébrios pela vida, na vida e com a vida...
    Um beijo enorme!
    Déia

    ResponderExcluir
  12. Peônia...
    Não quero me tornar repetitiva... Mas vc tem um gosto fantático para literatura, amiga!

    Lindo post!

    Obrigada por suas tão lindas palavras em meu blog... Aquela texto é p/ pessoas como vc.

    Bjs,


    Tânia

    ResponderExcluir
  13. Pêonia querida!
    Também acho que não tem muito haver comigo sabe, o nome do blog.
    Quando criei tava morreeeendo de tédio, aquele nome saiu perfeito, mas foi só um momento.
    Eu sou leve, gosto de coisas doces, mas agora não sei se é certo mudar o nome do blog =/
    Mas seu comentário me fez pensar sabia?
    rs

    Um beijo, minha querida!

    Sempre feliz com suas visitas em meu pequeno universo.

    Ótimo fds!

    ResponderExcluir
  14. Siempre es un grato placer leer tus preciosas letras.
    que tengas un feliz fin de semana.
    un abrazo.

    ResponderExcluir
  15. Peônia

    Embriaguês de álcool dá sempre ressaca desagradável. Prefiro as demais seguindo as palavras da Andreia Borba:"E que possamos sempre estar ébrios pela vida, na vida e com a vida..."

    Beijo
    Bom fim de semana

    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  16. Viver com verdade... e com entrega total!

    ResponderExcluir
  17. Ola,

    - lindo seu post e linda suas palavras :
    Em busca constante da harmonia, do equilíbrio, da paz, da espiritualidade, da serenidade e da felicidade!

    A o final tudo ser humano vive em busca da paz, propsperidade e felicidade .

    Feliz fin de semana.

    Nb : Charles BAUDELAIRE très bien!

    ResponderExcluir
  18. Baudellaire... um dos "malditos".., mas excelente!
    Bjo

    ResponderExcluir
  19. Hola buenos dias te mando un saludo muy grande.

    ResponderExcluir